domingo, 23 de julho de 2023
À descoberta de Leiria.
Olá pessoal tudo bem? Espero que estejam saudáveis. Este mês vou contar-lhes as minhas maravilhosas férias. Eu costumo ter uma ideia para onde quero ir de férias, de preferência de comboio, mas mais uma vez a C.P. está de greve e trocou-me as voltas.
Só para aí 15 dias antes é que eu decidi para onde ia. A minha primeira escolha era Alentejo, é lindíssimo mas a nível de transportes públicos é complicado é daquele género que há um autocarro de manhã e outro á noite, depois não existe muitos centros comercias; Atenção eu gosto de ter shopping por perto porque lá as refeições são mais baratas que nos restaurantes. Pensei: Para onde ir que haja monumentos, agitação, centro comercial, praia, piscinas, bons transportes etc. Que no máximo leve 2 horas de autocarro que é o tempo que a minha bexiga leva a reclamar e a exigir descanso. Os pensamentos também são como as cerejas, e lembrei-me da telenovela Nazaré, que tinha bonitas imagens da cidade de Leiria com direito a castelo altaneiro.
Fui googlar e gostei. Preparei a mochila e lá fomos, numa nova aventura á descoberta de Leiria. Nestas letras confesso que a primeira impressão foi má a entrada de leiria, alias toda a cidade está decrepita, que pena.
Quando sai do autocarro pensei: Meu DEUS o que vim para aqui fazer.
Depois a parte mais difícil em busca de um quarto de hotel. Sim, eu sei que existem vários meios de assegurar um quarto de hotel á distância, mas para mim isso também faz parte da aventura. Ás vezes na ansia de simplificar, complicamos muito mais. Eu sou daquelas que pensa sempre, não me vou comprometer e se naquele dia tiver uma entrose ou qualquer outro problema? Mochilas às costas lá fomos, e descobrimos um pedacinho de céu, merece a publicidade, não é perfeito, mas tendo em conta que a perfeição não existe. Hotel classic Leiria, bem localizado, bom bonito e barato, muito acolhedores. Obrigada Fernanda, Mariana. Cassiane, e ao resto do pessoal.
A seguir descoberta do supermercado mais próximo, o posto de turismo, as perguntas já apontadas. Fiquei a saber que todos os anos jovens organizam um festival que se chama a porta. Tem vários palcos, atividades para todas as idades e gostos, tudo á borla, acontece no mês de junho enfim...
Leiria tem dois teatros, eu fui ver uma peça e fui aos fados, enquanto procurava o ascensor para o castelo descobri uma feira e lá fui bisbilhotar.
O tempo lá amanhece quase sempre nublado, mas isso acho que é característico do nosso oeste. Mas estou-me a esquecer de algo muito importante para mim as casas de banho públicas (podem começar a rir).
Leiria tem, que eu usasse 3 casas de banho públicas espalhadas ao longo do rio e no jardim. São limpas e com papel. Fui á Batalha ver o mosteiro e lá existem duas casas de banho públicas, uma mais moderna, até hoje não sei como funcionam os autoclismos, deve ser por sensor. Então aqui a campónia pisou e carregou em todos os lados possíveis, depois fui lavar as mãos e milagre o autoclismo descarregou. Na Marinha Grande emocionei-me bastante tive o privilégio de conversar com 2 senhores que estavam a trabalhar no vidro no museu, um eles com 92 anos, fez um coração verde á minha frente, eu fiquei com ele e comprei outro vermelho. Certa que deixei um pedacinho do meu próprio com aqueles velhotes...
Ao pé da camara municipal da Marinha Grande mais uma casa se banho publica. Viera de Leiria, casas de banho públicas no jardim próximo da paragem dos autocarros, praia da Vieira casas de banho públicas no paredão (Ficam com o roteiro das casas de banho públicas quem é amiga, quem é?) Brincadeiras á parte, Leiria surpreendeu-me de muitas formas, pelas centenas quiçá milhares de brasileiros em todos os postos de trabalho. Os motoristas de autocarro eram quase todos brasileiros. Lá as campainhas não funcionam, então é tipo, ó Sr.º motorista pare na próxima se faz favor.
Andar de autocarro em cidades desconhecidas é outra aventura. Certo que é uma maneira simples e eficaz de conhecer-mos mais a cidade, mas não sabemos qual a paragem pretendida. Eu fui conhecer o centro comercial e tive que chatear os outros passageiros para saber qual a paragem.
A propósito as casas de banho do Leiria shopping são das mais bonitas que já vi, recomendo...
As pessoas mostraram-se recetivas a explicar, ensinar, conversar, bons Tugas. Encontrei 3 pedintes dois permanecem na estação dos autocarros outro pregou-me uma seca tão grande sobre as más condições do nosso pais no jardim Luís de Camões, eu dei-lhe uma moeda na esperança que ele se calasse e emigrasse, apesar de ter alguma razão no que dizia...
Bom acho que já falei do mais importante (nas casas de banho públicas).
Ficou ainda muita coisa para ver, a praia de Pedrogão, São Pedro de Moel...
Quem sabe numa próxima aventura. Olhem quando forem de férias, pensem com carinho no nosso pais, ajudem a nossa economia.
Boas férias, e melhor vida para todos........................................
BEIJÓCAS LARÓCAS DA VOSSA SISSI...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário