terça-feira, 30 de maio de 2017

Portugalidades.

Olá, pessoal está tudo bem, eu estou bem, imaginem voces que o meu computador foi pirateado, não foi o ataque da moda foi outro. Dá para acreditar, alguem gastou o seu precioso tempo com o meu computador e com as minhas coisas, uau, só não me sinto mais importante porque tambem tive que perder o meu tempo, e descuidar do meu blogue enfim, pelo menos sei que alguem inteligente e capaz perde o seu tempo comigo...
O facto é que o mes passado a minha vida foi apanhada por um mini tornado, e quando eu pensava que estava tudo a passar, pimbas eis que a minha tia guerreira morreu.
Pessoal  doeu, mas ela tinha 80 anos, e vários problemas de saude que lhe estavam a limitar a vida...
Foi um momento duro para o meu papai, seu irmão para os seus filhos, netos e para todos nós é claro.
Ela teve o privilégio de ver a familia a crescer e ate teve "direito" a um trisneto. Era uma SRª  simples mas muito forte e com a sabedoria da terra das colheitas, das luas, das plantas. A sua voz era o mais caracteristico dava para ouvir no bairro inteiro e a falar baixo!!
Lá fomos nós todos de escuro avisados por mámãe que aquela era uma terra pequena de habitos antigos e rigidos...
Mas agora vos conto das originalidades da capela onde o corpo de minha tia foi velado: Nas traseiras um campo da bola, á frente uma igreija moderna com jardinzinho bem cuidado.
Então a certa altura começaram os miudos a jogar á bola os gritos de falta de golo as palmas dos que viam... Depois pessoas em trajo de festa a carregar um bébé vestidinho de branco, que eu julguei ser um batizado  e para finalizar um noivo com os acompanhantes.
Eu escancarei a boca várias vezes, quando pessoas tristes e chorosas, cumprimentaram pessoas que estavam a batizar o neto, a casar os filhos, terra pequena todos se conhecem.
Mamãe ficou admirada com a evolução daquela gente, que foram aparecendo de todas as cores, e a certa altura até se juntou o grupo das cuscuvelheiras lá ao fundo a bichanar...
Mas foi tudo muito digno, quando o padre apareceu a minha mente viajou logo, pensei: ser padre é lixado o homem pela fresca celebra a vida, com um batizado, a seguir celebra o amor com um casamento, e depois á tarde"celebra" a morte. A história das "nossas vidas" em resumo. E assim mámãe me apanhou de boca escancarada a olhar para o padre...
Seguimos depois em silencio para o cemiterio, onde todo o cortejo funebre teve que atravessar uma estrada com trafego de pesados a alta velocidade, aí digo-vos tive medo pelos vivos...
Deu-me muito que pensar todos estes acontecimentos, estas Portugalidades, do nosso pais tão pequenino em territorio mas com  tentáculos gigantes a abraçar o nosso planeta.
Até já querida tia, um até já bastante longo (espero eu) mas não deixa de ser um até já...

BEIJÓCAS LARÓCAS DA VOSSA SISSI...

Sem comentários:

Enviar um comentário