quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Partilhas.

Olá pessoal tudo bem? Espero bem que sim...
Este mês fui novamente atropelada pela passagem do tempo, mas felizmente aproveitei para passear e para preguiçar. Parabéns para todos aqueles que têm uma vida muito mais agitada que a minha e mesmo assim estão sempre ligados, não sei como conseguem!
Hoje vou partilhar convosco a minha ultima inquietação...
Sabem aquelas musicas que ficam a tocar na nossa cabeça, ou que de vez em quando nos lembramos e não paramos de cantarolar? Ou os filmes que nos arrebatam e fazem sair da caixa e ver o mundo através de outros olhos, e que anos depois dissemos "lembras-te daquele filme"...
Pois bem, no natal de 2017 acumulei uma pilha de livros novos. Lá ficaram nas estantes, as personagens inquietas, aborrecidas, á espera de brilharem de contarem as suas estórias.
Só á pouco tempo consegui ler todos, e fiquei mais uma vez apaixonada e encantada com todos eles.
Mas houve uma estória em particular que me está a roubar o sossego e a atrasar as minhas preciosas horas de sono.
É uma triologia familiar, não é muito empolgante, nem misteriosa, nem nada de original. A diferença é a maneira clara despudorada simples e muito bem escrita que nos envolve, eu passado dez paginas, já estava a costurar com elas, ou sentada á mesa com a família, tao bom...
A triologia  em questão chama-se crónicas da família Cazalet, o 1º volume é os anos da inocência, o 2º volume chama-se tempo suspenso, são da falecida escritora ( e não só) Elizabeth Jane Howard.
Acredito que para muitos(as) serão uma grande seca mas para mim são perfeitos, o ram ram da vida tal como ela era, é, e vai continuar a ser...
As crónicas têm inicio em 1937, aí a vida ainda decorre com  normalidade, depois começa a angustia da 2ª guerra mundial, se vai chegar, se vai passar ao lado, as adaptações...
A família é rica e poderosa mas muito terra a terra, e todos trabalham ou tem tarefas que podem fazer.
Nota-se que é uma escrita feminina e não escrita para as mulheres (Desde que seja bom é sempre bom.) mas acho que alguns homens leriam com prazer as cronicas da família, porque existe a parte histórica, todo o enquadramento da guerra e as peripécias de alguns soldados...
Existem também apontamentos mesmo feministas, como a diferença da educação feminina e masculina e a limitação nos empregos "apropriados" para as senhoras, muito completo e detalhado, descreve as vàrias classes socias os costumes e as suas vaidades...
Agora ando ansiosa, de volta das livrarias, á espera do 3º volume, do desenrolar da estória, acho que deve ser lá para o natal...
E pronto, a minha imaginação anda num desassossego, já casei uns quantos pares, voltei a descasar, e "já matei uma ou outra personagem mais mal comportada" já imaginei vários finais.
Os livros sempre tiveram essa capacidade em mim despertam-me, ensinam, fascinam-me, mesmo aqueles que as vezes não gosto me ensinam alguma coisa. E você ? Se está a ler este meu texto é porque também gosta de ler, sabe como é, se não sabe não desista é porque ainda não encontrou o género de livro adequado para si o importante é ir lendo, já lhe deixei aqui esta sugestão, não venha com a desculpa de que os livros são caros, pois são, mas agora nas grandes superfícies pode acumular euros no cartão de cliente e escolher um livro, ou pode comprar em 2º mão, eu comprei muitos...
Esses têm estórias a dobrar a estória do livro e aquela que já trazem consigo...
BEIJÓCAS LAROCAS DA VOSSA SISSI...    

Sem comentários:

Enviar um comentário