segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Segundas oportunidades.

Olá pessoal, tudo bem, espero bem que sim.
Já estamos a caminho de mais um natal, por isso optei por vos escrever sobre uma das minhas paixões, os livros. Como todos sabemos os livros são caros, temos que escolher bem. Eu infelizmente estou dececionada com os escritores portugueses, o ultimo livro que li de uma escritora portuguesa, deixou-me triste, estava tão empolgada, criei tanta expectativa, que fiquei em choque com o desenvolvimento da estória. ATENÇÃO não está em causa a qualidade da escrita da senhora, o que eu não gostei nada foi do rumo fantasioso e desconexo que ela deu a estória, fiquei arrasada com a constante falta de esperança, pouco sentido de humor, e da visão distorcida de uma figura querida do nosso imaginário português. A verdade, é que ainda choro esse dinheiro 18 euros.
Não vou ser injusta, nós temos grandes escritoras e escritores portugueses, mas alguns deles trazem nas suas estórias o fado do desgraçadinho, tudo muito bem escrito e tudo muito cinzento...
Mas neste momento da minha vida, procuro leveza e entretimento. Por isso ando " á caça" de segundas oportunidades. Ou seja, ando em busca daqueles livros, que já foram publicados á mais de um ano e meio e por isso estão á venda ao  desbarato, nas grandes superfícies.
Aí tenho tido agradáveis surpresas e boas leituras, mas deixo aqui uma critica construtiva ás editoras (pode ser que haja um milagre e chegue aos ouvidos de alguém, a minha voz sem eco.) as capas desses livros pouco ou nada têm a ver com o seu conteúdo e os seus títulos não são nada apelativos, nem imaginativos. Agora existe a mania de por mulheres bonitas na capa, mas o problema é que a discrição da personagem nada, ou pouco tem a ver com aquilo. de modo que eu fico a olhar para a capa a pensar, o que é que esta fulana tem a ver com este livro, essas capas e títulos inapropriados rebaixam os livros, ainda bem que os pobres escritores não devem ser confrontados com esses erros, poucos devem saber...
Mas tirando esses pormenores que não tem a ver com a qualidade dos livros, vale a pena investir nesses livros, cumprem a sua missão, ensinam, fazem pensar, fazem rir, e chorar...
Mas verdade seja dita, também tenho apanhado grandes secas, agora lembrei-me de um escritor português que fez furor alguns anos atrás, até ganhou um premio e tudo, mas eu não devo ser muito intelectual, sou simples. Eu toda feliz fui comprar o livro, mas a estranha sensação que tenho até hoje é que o livro estava muito bem escrito, espirituoso, mas esqueceu-se de acontecer, eram descrições,  reflexões e a estória ficou moribunda, a montanha pariu um rato.
Agora que o Natal está á porta, incentivo os meus leitores ( milhões em todo o mundo) a comprarem livros para si, e para oferecer aos não leitores (Eu faço a minha parte, ás crianças dou sempre livros.)
Mesmo que a tia Joaquina diga que não tem pachorra para as letras, ofereça-lhe  um livro com poucas páginas, olhe, o Mário Zambujal é fácil de ler, e graças a Deus tem um grande sentido de humor, um livro de contos também é bom para quem se inicia na leitura, temos a nossa maravilhosa Alice Vieira...  Também é possível encontrar escritores portugueses com grandes descontos.
Bom, eu para mim já tenho a lista feita, são só uns 30, vá não exagerando uns 29, que quero que me ofereçam...
Aqui vai a lista de segundas oportunidades, que deviam aproveitar estão a grandes descontos e eu já os li, ainda estou a ler a doçura da chuva; Á, é verdade não liguem aos títulos ridículos, e ás capas parvas, os escritores não têm culpa, e esta lista é de acordo com o meu gosto pessoal, se quiserem criticar estão á vontade, mas sejam educados...
Como estava a escrever, estou a ler a Doçura da chuva da escritora, Deborah Smith, já dei várias gargalhadas e já chorei. ROMANCES, Sveva Casati Modignani, os mais antigos são os melhores; PARA RIR, Sophie Kinsela; QUE OS HOMENS POSSAM GOSTAR, A vida dos outros da Sophie Hannah, o inverno Russo, da Daphene Kalotay. MURRO NO ESTOMAGO, Quando eramos mentirosos, da  E. Lockhart. OUTROS: Aconteceu no verão, da Beatriz Wilhiams, As estrlas brilham na cidade, da Laura Moriarty, Acasos do amor, da  Julliette Fay, A improbabilidade do amor, (muito bom, homens não tenham medo, arrisquem este.) 526 paginas por 10 euros e tal, da Hannah Rothschild;O café do amor (esqueçam o titulo) da Dedorah Smith.
Para mim qualquer deste merece uma segunda oportunidade, e ser resgatado, de uma grande superfície que está a fazer a sua chamada feira da livro,  é mais esvaziar os armazéns antes do ano novo, ganham eles mas também ganha voçe se arriscar...
BEIJÓCAS LAROCAS DA VOSSA SISSI...

Sem comentários:

Enviar um comentário